sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Se faz favor...

Não me apetece ir ler as 60 alterações ao código da estrada... quem é que me faz um resumo?



Inté*

17 comentários:

Nicki C. disse...

Ainda tenho de ir ler também !!

Unknown disse...

Eu também aceito esse resumo

SuperSónica disse...

Já agora, quando tiveres o resumo avisa!

Estudante disse...

Nicki C.: mas a vontade mão é muita, não é? :P

Ana D.: ahaha :P

SuperSónica: aviso sim ;)

anokas disse...

Acho que vou esperar pelos comentários ao teu post para ter um resumo das regras :P

Joana disse...

Acho que a única regra que tens de prestar mais atenção é a das rotundas, ou seja, se saíres na 1º saída tens de ir pela faixa da direita, se quiseres sair numa das outras tens de fazer pisca para a esquerda, ir pela faixa da esquerda e depois quando estiveres próximo da saída que queres voltas para a faixa da direita e sais da rotunda. Depois em relação aos ciclistas, quando ultrapassas algum tens de deixar metro e meio de distância lateral. Em relação à taxa de alcoolismo passou para 0,2 para pessoal com carta há menos de 3 anos e para condutores profissionais. Eles também vão criar algumas zonas de "coexistência" em que temos de andar a 20Km/h... Acho que, basicamente, é isto :)

CM disse...

Eu posso dizer o seguinte : está tudo muito feliz com a alteração em relação às rotundas, mas das duas uma : ou fica tudo na mesma e as pessoas continuam como até aqui, ou os acidentes vão triplicar.

Opinante disse...

Deixo-te o resumo:
Com a chegada de 2014, o Código da Estrada sofre algumas alterações a que os automobilistas devem estar atentos. As bicicletas ganham mais direitos e responsabilidades.
Por exemplo, mudam as regras de acesso e circulação nas rotundas. Quem vai deixar uma rotunda na primeira saída, deve tomar a via mais à direita. Se vai sair nalguma das saídas seguintes, então deve circular por dentro da rotunda e ir tomando a via da direita depois de passar a saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair. Quem não o fizer, arrisca-se a uma multa de 60 a 300 euros.
Para quem tem hábito falar ao telemóvel enquanto conduz, atenção que os auriculares duplos vulgarmente fornecidos com os telefones não servem a partir de 1 de Janeiro. Só serão permitidos auriculares simples e a multa para quem utilizar os duplos é, no mínimo, de 120 euros.
No que toca à condução sob efeito de álcool, as regras mudam para quem tem carta de condução há menos de três anos ou é condutor profissional. Para estes, passa a ser uma infracção registar uma taxa de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue. A multa começa nos 250 euros e inibição de conduzir por um mês.
Para a generalidade dos condutores mantêm-se os limites e as coimas actuais, ou seja, não pode conduzir com uma taxa de 0,5. Para quem conduzir com uma taxa a partir de 0,8 superior a multa fica mais pesada e a partir de 1,2 gramas de álcool está a incorrer num crime.

Regras novas para transporte de crianças
Mudam também as regras de segurança para o transporte de crianças. As crianças que meçam mais de 1,35 m ficam dispensadas do banco elevatório, mesmo que tenham menos de 12 anos, quando actualmente só estavam dispensadas se tivessem mais de 1,5m.

As bicicletas ganham mais direitos e responsabilidades. Devem circular como se fossem um veículo a motor, pelo que não podem passar sinais vermelhos só porque não há tráfego, e, de acordo com o que for decidido pelas autarquias, até podem utilizar as faixas reservadas aos transportes públicos.

Outra novidade é que quem ainda não tem o Cartão do Cidadão, agora terá de apresentar sempre o cartão de contribuinte numa operação stop, uma vez que as multas passam a ser enviadas para o domicílio fiscal e não para a morada da carta de condução ou do registo automóvel.

Estudante disse...

anokas: parece que já temos duas leitoras muito queridas que nos concederam esse favor ;)

Joana: obrigada :D

CM: tens toda a razão... é que me parece que basicamente se mantém como sempre foi...

Opinante: muito obrigada ;)

S* disse...

Passas a apanhar multas se não circulares bem nas rotundas... 30 euros!

Anónimo disse...

Se tiveres a carta há menos de 3 anos, hoje à noite não te podes embebedar. ahahah

Estudante disse...

S*: parece que sim ;)

Jota Esse: :P já a tenho há mais de três anos! Yeahh!

Anónimo disse...

Acho que só interessa a cena das rotundas...

XL

Estudante disse...

XL: Obrigada :)

Anónimo disse...

As únicas que sei é a das rotundas e a da diminuição da taxa de alcoolémia para os condutores profissionais. (que é uma das que não têm interesse para mim. eheh)

Estudante disse...

Beautiful Day: obrigada ;)

Pam disse...

Quantas saudadees!!!!!!!!!!! Muaaaaaaaahhhhhhhhhhh