segunda-feira, 30 de maio de 2011

Clínicos não!

Parece-me incoerente que, numa aula em que o professor apregoe uma relação de maior proximidade com o doente, insista em tratar-nos por "clínicos". Clínico soa-me mal. Não sei bem o que significa e transmite-me uma ideia de uma pessoa distante e fria. Já por si, a expressão "Doutor" tem qualquer coisa de snobe e superior e anula o carácter humano da profissão médica. Além disso, qualquer um neste país é Doutor e por isso não faço questão que me tratem assim na minha futura profissão.

Podem chamar-me médica. "Entre que a médica está à sua espera". Parece-me bem.

Lembro-me que uma vez, numa iniciativa da nossa faculdade, simulámos consultas com crianças e os seus bonecos, numa tentativa de desconstruir o medo das batas brancas. Apareceu-me um menino, com umas grandes bochechinhas e um coelho já muito velhinho, coitado, com os bigodes pela metade e todo desbotado. Quando se dirigiu a mim disse:

"Oh médica, dói-lhe a barriga..."

E eu, toda sensível, senti uma ternura por ele, uma alegria tão grande que quase me caiu uma lagriminha. Por isso, porquê chamarem-nos clínicos? A maioria das pessoas nem associa isso à profissão médica...


Inté*

3 comentários:

Paula disse...

Que menino ternurento!... Claro que trataste muito bem do coelhinho :)

Estudante disse...

Claro :)

Angie disse...

Eu adoro aquela parte:
"Óh enfermeira, mas o médico nunca mais vem porque?? É sempre a mesma coisa este país! E aquele filho da p*** não deve estar a fazer nada"
Algum tempo depois:
"Óh senhor doutor! Estava aqui a dizer à enfermeira que o senhor devia estar muito ocupado no seu escritório"
Epa que vontade de apertar aqueles pescoços >=(