sábado, 29 de outubro de 2011

O Poder do Estetoscópio

Faz por esta altura um ano que comprei o meu estetoscópio. Ainda me lembro o dia em que chegou pelo correio. Esperei quase um mês e, depois de muita impaciência, o pobrezinho lá chegou.
Hoje em dia, tanto a bata como o estetoscópio, adquiriram um valor quase "cultural". São objectos fortemente associados ao médico e que, sobretudo, lhe permitem distinguir-se dos outros profissionais de saúde. Embora ostente o meu estetoscópio com muito orgulho, tenho pena que este tenha ultrapassado a sua função de diagnóstico e se tenha convertido quase num símbolo do poder médico... de outra forma, que razão me dão para que encontre tantas vezes médicos de bata e com o estetoscópio ao pescoço durante o almoço?
O meu estetoscópio anda sempre no bolso. Não me dá muito jeito trazê-lo ao pescoço e não acho que se justifique que eu, ainda aluna, utilize o estetoscópio de forma tão visível, uma vez que há grande probabilidade de induzir os pacientes em erro.
Agora que penso nisso, talvez seja este o motivo pelo qual me confundem tantas vezes com as enfermeiras... já viram o poder que tem um estetoscópio?
Inté*

18 comentários:

Paula disse...

Gosto da tua atitude! Já se vão encontrando poucas pessoas com humildade e real vontade de aprender.

Patrícia disse...

Concordo com a Paula, é difícil encontrar pessoas assim! :D

Lady Me disse...

Realmente! Faz sentido. E também como ainda és aluna, acho que fazes bem! Mas pronto, se calhar um dia, até vais almoçar com ele ao pescoço sem dares conta disso, não sei, pode passar a fazer "parte" de ti, que nem dás conta dele.

Estudante disse...

Paula e Patrícia: oh ^^, obrigada!

Lady Me: sim, nunca se sabe :P

XL disse...

Uma coisa não há duvidas, às vezes "O habito faz o monge".
Às vezes não faz mal mostrar-te

Poison disse...

Também acho que é mais o habito de usar o estetoscópio, mais do que demonstrarem que são médicos.
Agora, na vida extra hospital, conheço médicos que ninguém diria que o são... e também conheço os melgas, que tem de mostrar de forma evidente que são médicos! Há de tudo:)

Gosto muito da tua postura humilde, e espero que a consigas manter ;)
bj

Suse disse...

Pois é, a bata branca sempre foi aquele símbolo que toda a gente associa, mas o que de facto faz a diferença é o estetoscópio, porque senão realmente confundiam-se com os enfermeiros. Xii só agora é que percebi isto ahah. Ai que parvoíce, eles almoçam com ele ao pescoço? Oh Cristo, era a mesma coisa que eu andar sempre com um gravador ou microfone na mão ahaha.

C. disse...

Confundem-te com uma enfermeira? weird... lol

Alguém que não vê disse...

vocês médicos , a andarem com aquilo todo o santo dia, iam parecer assim uns cãezinhos com a goleira >.> não acho necessário ter de mostrar a sua posição na hierarquia ! admiro-te páh

Gasper disse...

Gostei sim senhora! É bem que verdade que tem um "poder cultural" e acho muita piada à tua humildade, continua assim pá!

Estudante disse...

XL: humm... ainda tenho tempo :P

Poison: eu só acho mal que não tirem a bata para comer (nem o estetoscópio), porque é uma questão de higiente. Tu já viste o que é atender montes de doentes, encheres-te de bactérias e ires comer com aquilo? :P

Susi: exactamente! ;)

Corina de Oliveira: vêem-me de branco e pronto... sou a enfermeira :P

Anna: olha que os estetoscópios são mais bonitos do que uma "coleira" x)

Gasper: :P

C. disse...

LOL não me recorda de enfermeiras com estetoscópios, só isso :x

Estudante disse...

Corina de Oliveira: exacto, por isso é que como eu não o uso ao pescoço, me confundem com uma enfermeira...

Angie disse...

Ahh no meu primeiro estágio precisei do estetoscópio para avaliar a posição da sonda, então la foi a Angela buscá-lo e meti ao pescoço para não misturar com a medicação.
Quando entrei no quarto a mulher assim: "Oh eu pensava que você era enfermeira e afinal não é" -.-' Isto tudo por causa do bem dito objecto...
Siim, adoro quando os médicos levam aquela bicharada toda para o refeitório...e são eles profissionais de saúde, imagina se não fossem xD

Miss Worm disse...

Eu e o estetoscópio temos uma química qualquer... Confere!!! Mas ... Voltando ao post, acho muito nobre da tua parte o descernimento que tens de respeito pela hierarquia no local onde exerces sobretudo para não enganares os pacientes!! Clap clap gostei mesmo! Porque todos sabemos que a maioria deve pensar ao contrário !

Estudante disse...

Angie: pois! Eu acho de mau gosto comerem com aquilo ao pescoço, mas tudo bem :P

Miss Worm: ai, ai... tu e o estetoscópio! :P

Anónimo disse...

Afinal parece que, nalguns meios, o "hábito" ainda faz o monge.

Estudante disse...

Mim: pois... parece que o hábito ajuda muito :P mas não é o mais importante.