terça-feira, 27 de setembro de 2016

Perspectivas

"43 anos numa cadeira de rodas por erro de diagnóstico". Foi assim que o Diário de Notícias noticiou a história de Rufino Borrego, um doente com miastenia congénita por mutação do gene DOK7 que, após correctamente diagnosticado, voltou a andar pelo próprio pé. Foi com um título semelhante que a SIC apresentou esta notícia na noite passada.

Ocorrem-me tantos outros títulos! "Homem volta a andar 43 anos depois!", "O Milagre da Ciência", "A Importância da genética nos nossos dias"... Sei lá! 

Mas para quê o optimismo, se podemos fomentar a negatividade, não é verdade?



Inté*

6 comentários:

Anónimo disse...

Alguém me consegue explicar, assim como se eu tivesse 5 anos, a verdadeira causa de após 43 anos agarrado a uma cadeira de rodas, um homem começar a andar?
Sinceramente, fiquei confuso.

Estudante disse...

Observador: pelos vistos (e eu não sou Neurologista :P), o senhor tem um defeito numa mutação que causa uma doença que pode impedir o doente de andar. Na altura em que ficou doente, nos anos '70, não era possível o diagnóstico desta patologia porque não existia o teste genético necessário, então, o doente foi erroneamente diagnosticado com um tipo de miastenia. Entretanto, uma médica examinou o senhor, não sei em que contexto, e desconfiou do diagnóstico estabelecido. O senhor fez o teste e, voilá!, tem este tipo de miastenia que responde a um fármaco chamado ventilan ;)

Denise disse...

Otimismo, minha gente. Otimismo :)
Mas não. Vamos lá apontar o dedo, e desgraçado do homem, vejam lá, 43 anos sem caminhar, mas pronto, agora já anda. Mas 43 anos!, já viram.
Por vezes, tenho medo de ver o telejornal com receio de um ataque cardíaco iminente. Não. Não estou a brincar. Eu tenho mesmo medo.

Beijinho e viva os milagres da Ciência!! ;)

Estudante disse...

Denise: de facto, o telejornal dá muito destaque às coisas más... e quando fala de coisas boas fá-las parecer menos boas :P

C. disse...

É assim que se vendem jornais, infelizmente.

Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

Estudante disse...

C.: é mesmo :\