sábado, 8 de dezembro de 2012

Escravos do Relógio

Hoje venho falar-vos de uma coisa que muito pouca gente tem: o tempo. O nosso Mundo em geral, é um Mundo sem tempo. Todos correm de um lado para o outro, todos planificam o seu dia-a-dia para perder o menor tempo possível, todos se queixam de falta de tempo. E por isso, deixamos de ter tempo para aqueles que necessitam de mais tempo. Já desde pequenos que aprendemos que "temos pouco tempo". Não há tempo para nada a não ser para cumprir tarefas e, quando findas estas, cumprir outras que hão-de vir, porque a lista é infinita e os afazeres nunca se acabam.
 
Até a profissão que eu desejo vir a exercer é uma corrida contra o tempo. Concorrente desleal, digamos de passagem. Ele é ubíquo e, por mais pouco que seja, é infinito. Um paradoxo interessante... porque é exactamente quando menos tempo temos que o seu passar constante e perpétuo nos aflige mais.
 
Por mais tecnologia que tenhamos, nenhuma se tem revelado eficaz na poupança de tempo. E ainda assim, as nossas avós não tinham, fogões eléctricos, microondas, máquinas de lavar, mas tinham sempre tempo.
 
Cada vez temos menos tempo... sinal dos tempos?
 
 
 
 
 
PS: o tema não é inocente. Estou em época de exames e adivinhem? Não tenho tempo para nada!
 
 
 
Inté*

7 comentários:

Alguém que não vê disse...

como eu te compreendo. o meu dia tem mais horas do que o tempo dá e mesmo assim, não me chega para tudo.

Ju disse...

é verdade, cada vez exigimos mais de nós e daí nunca termos tempo para nada!!

Ju disse...

é verdade, cada vez exigimos mais de nós e daí nunca termos tempo para nada!!

Anónimo disse...

Entendo-te. Mas também já reparei que na cidade é onde tenho mesmo tempo. Quando vou ver os meus avós à serra da estrela tenho tempo para imensa coisa e ainda sobra.

Estudante disse...

Luísa: :P é verdade!

Ju: é mesmo... se calhar o problema está mesmo aí! ;)

Soraia: tens avós na Serra da Estrela? Eu também :)

Anónimo disse...

Quando não são compromissos profissionais, acabamos sempre por encontrar onde gastar mais um pouco de tempo. ;)

Estudante disse...

Arquimedes: também é verdade :P

PS: gostei do nickname! :)