sábado, 3 de novembro de 2012

Já não era sem tempo!

Na próxima semana vai estrear um filme Português sobre Aristides de Sousa Mendes.
 
 
Imagem daqui
 
 
Para quem não conhece este ilustre Senhor, farei um resumo muito breve. Aristides de Sousa Mendes foi cônsul em Bordéus durante a II Guerra Mundial e salvou milhares (mais de 30 000 mil!) judeus ao passar-lhes vistos. Chegou mesmo a pedir ajuda aos filhos e a deslocar-se em pessoa com aqueles que tentava ajudar até à fronteira, para garantir que não eram barrados.
 
Há quem lhe chame o Schindler Português mas, pessoalmente, acho isso uma ofensa. Heróis não se comparam é certo, mas quem conhece ambas as personalidades percebe que Aristides conseguiu ultrapassar o já louvável esforço de Schindler.
 
Há uns anos, tive oportunidade de ler uma biografia sua e desde então, que o admiro muito. Fiquei bastante contente por saber que lhe fazem esta pequena homenagem e por darem a conhecer a sua maravilhosa história ao seu país, que infelizmente tem negligenciado este herói. Se quiserem conhecer um pouquinho mais da sua história: http://www.fundacaoaristidesdesousamendes.com/
 
 
 
Inté*
 
 
 
 

11 comentários:

Audrey Deal disse...

Já conhecia, vais ver?

Audrey Deal disse...

Não consegui, ela hoje andava lá outra vez :/

Estudante disse...

Eu quero ir ver :) ahaha! Tens de matá-la x) são um insecto chato como o raio...

Palco do tempo disse...

interessante :)

Ju disse...

Eu já conhecia e também fiquei muito entusiasmada quando soube que ia ser um filme sobre ele, quero ver!!

Estudante disse...

Palco do tempo: :)

Ju: eu também ;)

Pi Maria disse...

Oh tenho de ir ver então :)
Beijinho

Anónimo disse...

Não fazia ideia. O que de certa forma é normal, para muitos de nós os outros são sempre melhores :/
Quando passar na televisão quero ver!

Estudante disse...

Pi Maria: ;) espero que seja um bom filme!

Soraia: pois, é verdade. O que é estrangeiro é semore melhor. Temos de começar a inverter essa tendência :P

Sexinho disse...

Estou doidinha para o ir ver!

Estudante disse...

O Sexo e a Idade: já somos duas :D