quarta-feira, 8 de maio de 2013

A propósito de exames...

Parece que a criançada anda para aí toda stressada por causa dos exames do 4º ano... do ensino básico, não do 4º ano da Faculdade.

Eu sou uma rapariga um tanto ou quanto stressada mas felizmente, o stress não foi algo que apoquentou os meus tempos de infância. Não consigo perceber o porquê desta azáfama toda em torno de exames em crianças de 10 anos. De facto, o problema não está nos exames em si - não discordo de existência de um procedimento para avaliar certos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação - discordo sim da forma como esta é explicada e transmitida aos mais pequenos.

Lembro-me que na Primária o meu estudo era feito durante as aulas e que a única tarefa que eu fazia em casa eram os T.P.C's.... e pelos vistos não deu assim tão mau resultado! Se as crianças forem educadas a cumprir com as suas tarefas durante as aulas, a estar atentas, etc., não vejo a utilidade de miúdos com menos de 10 anos serem incentivados a estudo intensivo em casa... há crianças que mal saem da escola, passam mais duas horas em aulas de apoio e eu pergunto-me ingenuamente se estes miúdos ainda precisam de estudar mais!...

A minha primeira questão é: alguém  os ensinou a estudar? É que o método de estudo não é uma coisa que se aprende por osmose e o que eu tenho visto é pais que, aos berros, mandam os filhos estudar sem nunca os terem ajudado... do que é que estão à espera? De bons resultados? Please...

A minha posição relativamente a este assunto é:

Miúdos durante a escola primária que estejam atentos na aulas aprendem tudo perfeitamente se tiverem professores competentes e forem ensinados a participar nas aulas correctamente.

Como em tudo, a base aqui é a educação. Fim.

13 comentários:

Miss Worm disse...

Ainda hoje escrevi sobre isto.
Concordo contigo

Flow disse...

Eu acho que uma boa professora primária é fundamental para todo o percurso escolar de uma pessoa. Fornece as bases, e se essas estiverem firmes, tudo correrá bem. Por sorte, tive uma boa professora primária :)
Beijinho

IceQueen disse...

Concordo. Quando andava na primária nunca estudei nada, eram só os trabalhos de casa e as aulas. E chegava perfeitamente...

SuperSónica disse...

Obviamente que concordo contigo. Disseste tudo.

Estudante disse...

Miss Worm: :)

Flow: sem dúvida ;)

IceQueen: pois... a mim também me bastou :P

SuperSónica: :)

Jovem $0nhador@ disse...

concordo contigo! Trabalho com crianças dessas idades e o problemas delas por vezes e não aprenderem as coisas na escola...

Unknown disse...

Concordo contigo. Quando andava no 1º ciclo também só estudava em casa para fazer os trabalhos de casa e era o suficiente.
Mas, na minha opinião, este stress todo é também influenciado pelos pais que agora pressionam demasiado os filhos para terem boas notas custe o que custar. É importante, claro, mas acima de tudo importa não esquecer que estes alunos ainda são crianças e precisam de brincar e para isso precisam de tempo.

Jedi Master Atomic disse...

O meu único stress nessa idade era o TPC e não falhar um episódio do He-Man :P

Estudante disse...

Jovem $onhador@: pois :\

Ana D.: sim, concordo contigo ;)

Jedi Master Atomic: ahaha :P ora bem!

Paula disse...

De facto os pais seguem a tendência do "tens que ser o melhor" e não "tens que fazer o melhor que possas e saibas"... E muitas vezes demitem-se das suas funções de educadores, deixando ao cuidado da escola aquilo que são as suas obrigações.
Bons pais tentam fornecer aos filhos boas bases, incutindo bons hábitos, mostrando como se faz, perdendo tempo com eles, esse tempo precioso que parece que já ninguém tem!

Estudante disse...

Paula: plenamente de acordo ;)

Sofia disse...

É verdade. Eu também nunca fiz nada além dos TPC e os resultados eram excelentes. O único problema é que depois de mais de metade do secundário ainda não tenho métodos de estudo e, convenhamos, as minhas notas podiam ser muito melhores, mas isso já é responsabilidade minha. Talvez seja essa a questão, ensiná-los a ter um método logo desde pequeninos... Só não é preciso exagerar (no meu tempo não havia exames no 4º ano, modernices!) **

Estudante disse...

Sofia Moreira: às vezes são pequenos pormenores que fazem a diferença ;) dormir mais cedo e estudar de manhã, ter um lugar fixo de estudo... não sei :P mas hás-de encontrar o teu método ;)