quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Os Parabéns

Uma vez disse a um amigo meu que nem sempre deveríamos dar os "parabéns" a quem faz anos. Bem sei que foi isto que foi estipulado ao longo do tempo, como felicitação pelo aniversário do visado, mas parabenizar alguém só porque está vivo e nasceu sem consentimento do próprio... sei não.

Por outro lado, há pessoas que merecem verdadeiramente ouvir os nossos "parabéns"; pela vida bonita e útil que escolheram viver, pela maneira como conseguem marcar de forma positiva as vidas alheias. Nesse casos sim, vale a pena dar os parabéns por conseguir cumprir mais um ano de vida verdadeira.

Bem sei que isto é uma análise levada ao extremo e que não interessa absolutamente para nada. Mas caramba, dar os parabéns a alguém porque não teve outra escolha se não nascer... todos nós temos conseguido essa proeza. Vamos dar os parabéns só porque alguém está vivo? Olha que treta...


Inté*

12 comentários:

Anónimo disse...

E há pessoas que merecem os parabéns porque, apesar do que escrevem parecer não ter interesse, nos fazem reflectir e esboçar um sorriso.

Parabéns, Estudante 'Dótora' :)

killyourbarbies disse...

Também não gosto da expressão "parabéns" para quem faz anos. "Feliz aniversário" parece-me uma felicitação mais adequada à ocasião em questão. Mas mesmo assim parece-me estranho congratular alguém por estar um ano mais próximo da cova...!

Anónimo disse...

Pois... desse ponto de vista tens razão.
A partir de hoje só vou dar os parabéns a quem morreu e de livre vontade.
Parabéns a todos os meus queridos amigos suicidas. ahahahah

Estudante disse...

Observador: fico muito lisonjeada :) obrigada!

Nádia: "Parabéns, está mais perto do seu funeral". Ahaha :P Feliz Aniversário é melhor ;)

esperto que nem um alho: ahaha :D que horror!

Joana disse...

bem, tem dias que chegar ao fim do dia vivo, é efetivamente uma vitória! tem outros que nem por isso! :P

Mas por muitos motivos, há gente extraordinária que merece ser parabenizada! :)
Olha tu, por exemplo, que sobreviveste ao exame-do-demo, estás a acabar o ano comum e quase a decidir a tua vida!
(visitante menos assídua mas igualmente orgulhosa do teu percurso!) :)

Estudante disse...

J-o-a-n-a: sim, tens razão! O dia acaba e nós nem sabemos como sobrevivemos! Obrigada pelo teu simpático comentário ;) agora que falas nisso, foi quase há um ano que me livrei do exame-do-demo ahaha :P

Salsa disse...

hummm, o que realmente me chateia é desejarem sempre muitas felicidades!
Mas onde raio andam as felicidades que eu nunca as encontro.

Linhas Cruzadas disse...

Tem o seu fundo de verdade... Agora deixaste-me a pensar. Gosto!

Gaja Maria disse...

Tens razão :)) mas acho que se dá os parabéns por se ter sobrevivido mais um ano nesta selva que é a vida. Será? :))

Mam'Zelle Moustache disse...

Estou com a Gaja Maria. Só pode ser por isso mesmo...

Estudante disse...

Salsa Salsa: :P

Linhas Cruzadas: :)

Gaja Maria: ahah! Talvez ;)

Mam'Zelle Moustache: ;)

Estudante disse...

Paula: ;)