domingo, 26 de janeiro de 2014

Uma sociedade de manada e histeria...

Ora aqui está uma opinião que vale a pena ler (a única que, entre tantas outras, eu acho que vale mesmo a pena...):

"Eu não sei o que se passou na praia do Meco há 40 dias, mas devo ser um dos poucos cidadãos portugueses que o afirma sem reservas. Eu não sei se as praxes tiveram alguma coisa a ver com a morte de seis jovens universitários, mas muita gente à minha volta parece saber. Comentadores insuspeitos de arroubos mediáticos como Pacheco Pereira ou Vasco Pulido Valente discorreram sobre as praxes com se elas fossem o caminho direto para a degradação da juventude. E eu, uma vez mais, não sei se serão.

Sei que há praxes violentas e praxes engraçadas. Sei que há praxes humilhantes e praxes apenas risíveis. Sei, sobretudo, que no mundo esterilizado e assético a que a maioria parece aspirar, não há lugar para a folia, para o exagero, para a caricatura, para a troça. As praxes também são isto, como o Carnaval (festa que não é da minha simpatia) também é. Como na Idade Média mais funda, hoje o riso parece voltar a ser subversivo.

Eu nunca participei numa praxe nem nunca usei capa e batina, porque isso eram coisas de Coimbra. Em Lisboa, na Universidade de Lisboa, nada disso existia no meu tempo. Porém, a praxe e a capa e batina em Coimbra têm uma história que quem lá andou conhece melhor do que eu. A capa destinava-se a ocultar a proveniência regional e diferenças classistas entre os estudantes. A praxe era uma espécie de iniciação integradora dos mais novos (recém-chegados) pelos mais velhos. 

Nada disto tem alguma coisa de mal. Há praxes militares; há praxes em clubes e associações e nas mais diversas profissões. Havia praxes nas redações de jornais. O mal foi a boçalidade que certas faculdades e Universidades permitiram. Ontem, o ex-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto e ex-presidente da ERC, Azeredo Lopes, escreveu no Facebook que aplicara restrições às praxes de tal forma que qualquer abuso das regras resultava em expulsão. Fez bem. É exatamente isto, e não as praxes em si, que se deve combater.

Mas nesta sociedade de manada e histeria (em certo sentido todas as manadas são histéricas e todas as histerias funcionam em manada) confunde-se tudo. Reparemos no tanto que já foi escrito e dito sobre o assunto; quase não há lugar para dúvidas. Desconfiava-se de um rapaz de quem se dizia que tinha amnésia e seria o Dux Veteranorum das praxes. Afinal, revela ontem a edição semanal do Expresso, esse mesmo rapaz foi salvo pela Polícia Marítima num estado de pré-afogamento. Afinal não tem amnésia nenhuma e fontes da PJ (o processo já está no célebre segredo de justiça de forma a se poderem dizer as maiores enormidades sem contraditório) dizem que será chamado em breve à investigação. A PGR diz que ainda nenhuma família se constitui assistente (ou parte acusatória) do processo.

Mas as praxes, sejam elas quais forem, já são apelidadas de fascistas, de assassinas, de abjeções, de tudo! Isto é um país que há de ir do 8 ao 80, sem que quase ninguém reflita um milésimo de segundo sobre o significado das coisas. Há razões para haver praxes, ou pode haver (embora pessoalmente não simpatize com a coisa); há praxes que deviam ser proibidas pelas universidades e pela lei. Não por serem praxes, mas por serem atentados à dignidade ou à liberdade dos alunos. É apenas isto que está em causa, no caso das mortes do Meco terem alguma em concreto a ver com as praxes.
Porque é isso que não se sabe, embora seja isso que todos discutem"

Henrique Monteiro


Inté*

9 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

Se há praxes que deviam ser proibidas por lei por serem um atentado à integridade fisica e emocional da pessoa, também as pessoas deveriam ter cabecinha suficiente para recusarem fazer uma praxe se esta ofender a sua dignidade.

Sei que há muita pressão social nas praxes e as pessoas querem (desesperadamente) sentir-se aceites pelo grupo. Mas nada disso justifica o silencio a que muitos se remetem.

Estudante disse...

Jedi Master Atomic: claro, estou completamente de acordo ;) o que eu acho realmente estúpido é esta atitude extremista de acabar com tudo em vez de tentar resolver as coisas... obviamente, é muito mais fácil cortar o mal pela raíz, mas quase tudo tem o reverso da medalha, e penso que não se justificam estas atitudes tão radicais... foi por isso que gostei do texto :) porque o autor transmite muito bem a sensatez que pelos vistos não impera :P

Paula disse...

Finalmente alguém com um pouco de bom senso, no meio de tanta parvoíce... Só falta linchar o sobrevivente, que por pouco também ia morrendo afogado, coitado...

agatxigibaba disse...

Gostei muito do texto. Normalmente quando o caso começa a dar muito falatório até prefiro ignorar mas confesso que já me ando a sentir irritada com tanto mediatismo e, sobretudo, estupidez. Beijinhos

Anónimo disse...

Já estou a ficar cansada do noticiário. Como em tudo e em todo o lado há pessoas idiotas e abusadoras e pessoas inteligentes e respeitadoras. Não é a praxe! São as pessoas!

Anónimo disse...

Eu fui campista federado durante muitos anos e deixei de pagar a quotas do club onde era sócio e da Federação de Campismo e caravanismo, quando adotei uma cadela. E porquê? porque todos os clubes de campismo federados proíbem a entrada de cães, porque é mais fácil não deixar entrar cães nos parques de campismo, do que fiscalizar e punir os donos de cães que não cumprem as regras. Estar a arranjar problemas com pessoas estúpidas para quê? Proíbe-se a entrada a todos e não há cá chatices com os infratores.
Penso que este exemplo se aplica às praxes e a todas as situações onde os responsáveis pelo cumprimento das leis sacodem a água do capote.

Anónimo disse...

Esqueci-me de uma parte importante.
Agora é fundamental criar leis - as melhores e mais modernas leis da Europa - que depois ninguém cumpre, porque ninguém fiscaliza.

Paula disse...

Plenamente de acordo com JS!

Estudante disse...

Paula: é verdade...

agatxigibaba: :)

Ana Ricardo: nem mais ;)

JS: é isso mesmo... assim dá muito menos trabalho :\