segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Alerta spoiler... de coisas que já devem saber

Neste preciso momento, existem biliões e biliões de vidas em movimento. Eu tento imaginar como seria ter consciência de todo o Mundo simultaneamente e rapidamente, dou por mim a agradecer o facto de isso não ser possível. Ao mesmo tempo, por mais apaziguador que isso seja, também nos priva de outras realidades que não a nossa e empurra-nos para uma posição quase egoísta, porque quem não vê não sabe... e não sente.
Não temos uma visão que abarque todo o Mundo de uma vez… mas e se um dia pudéssemos espreitar pela janela e ver para além da curvatura da Terra todos aqueles que nos são distantes? Eu acho que não íamos gostar. Porque o nosso Mundinho consegue ser muito feio. A televisão e a internet acabam por funcionar como pequenas janelas para essa realidade mais longínqua mas, ainda assim, nós não estamos presentes, não sentimos e ninguém chama por nós. Contudo, até que ponto nós podemos ser desresponsabilizados e ilibados de todos os confrontos e injustiças que são cometidos por esse Mundo fora? Na verdade, eu acho que não podemos… praticamente todos nós somos uma espécie de espectadores passivos que condescendem com as barbaridades cometidas. E talvez nem seja preciso  pensar no outro lado do Mundo…
Depois existe também, na maioria das pessoas, um grande sentimento de impotência acompanhado quase invariavelmente por uma desistência… “Passo”. Há tanta coisa para fazer, é tudo tão confuso, tanta coisa está mal… quem desenreda isto? “Passo”. O Mundo consegue ser tão feio às vezes! Parece amputado até… amputado das coisas bonitas que podia ter. E depois um dia, vemos um nascer do Sol, matamos as saudades de alguém, sentimos aquela brisa quentinha do final de tarde no Verão. Então talvez estejamos apenas perante um doente que precisa de um pouquinho mais de atenção; não é um Mundo morto e condenado, não! E o cheiro do mar e das mimosas no Verão… este cheiro é definitivamente o cheiro de um Mundo bom.


Inté*

3 comentários:

Paula disse...

Ser tudo em todos é o trabalho de Deus...
Se não "passarmos", por pequeno que seja o nosso contributo, ajudamos a construir um mundo melhor.

Tomates e Grelos disse...

Isso chama-se: viver ;)

Estudante disse...

Paula: :)...

Tomates e Grelos: :)