sábado, 8 de janeiro de 2011

Cultura vs Rebanho

Ontem estive a falar com um colega meu, com quem até me dou bem, e surgiu-me uma grande dúvida. Ele é daquelas pessoas com quem nos podemos dar bem se não ligarmos a metade dos seus fanatismos... adiante. Dizia ele que passava a vida no youtube para aumentar a sua cultura. Gostava de ouvir as músicas de que os outros lhe falavam e estar a par das novidades. Fiquei a pensar se não haverá diferença entre enriquecer a cultura e pertencer ao rebanho. Porque, sinceramente, ouvir músicas de castigo só porque toda a gente as ouve e conhecer o que todos conhecem é, na minha opinião, mais a preocupação de ser igual a todos e poder inserir-se no meio das ovelhas do que, propriamente, enriquecer culturalmente. Se calhar digo isto porque não sou adepta da pesquisa compulsiva. A cultura é algo que se vai adquirindo, e não algo que se ganha em meia dúzia de vídeos... mas enfim é a minha ideia. Tão válida como outra qualquer.



Inté*

Sem comentários: