Já diz o povo "no meio é que está a virtude", e quando é o feriado que está mesmo ali no meio da semana então, é virtude e alegria. E hoje é feriado porque comemoramos a Implantação da República Portuguesa; qualquer dia, quando tivermos outro regime, este feriado é abolido mas não fiquem tristes! Porque, desaparecendo o 5 de Outubro, há-de aparecer outro a comemorar a implantação de outra coisa qualquer.
O curioso é pensarmos que o feriado do 5 de Outubro já esteve inactivo durante algum tempo e que só este ano foi recuperado. Não sei qual o critério para abolir feriados, mas a abolição do feriado que marca o fim da Monarquia Constitucional parece-me grave e portadora de uma mensagem subliminar que eu ainda não consegui decifrar...
Mas deixemo-nos de teorias da conspiração e aproveitemos bem a folga, não é verdade? (não vão eles lá de cima pensar que, não sendo aproveitado ao máximo, podem subtrair o feriado outra vez...).
Inté*
13 comentários:
Eu não posso aproveitar muito, porque tenho de trabalhar na mesma, mas acho importante que exista para quem puder aproveitar :)
Ai, já me esquecia de te perguntar se estás melhor! Estás melhor? ;)
Gata: humm... mas depois tens direito a uma folga, não? :) oh, que querida! Sim, já estou óptima :D obrigada!
Aqui em Macau hoje é dia de trabalho, o que é compreensível, pois Macau já "regressou" à China. Ainda assim nós por aqui temos muitos mais feriados que vocês aí. :)
Quanto à data em si, concordo contigo, melhor e com mais sentido festejaríamos o dia em que Portugal se tornou numa nação independente. Até porque a 1ª república não deixa saudades, mas constituiu a alternativa à decadente monarquia de então, pese embora o facto de ser de inspiração maçónica (carbonária).
Cumprimentos.
FireHead: a sério? Toda a gente diz que temos feriados a mais ahah :P mas pelos vistos, há quem nos ganhe ;)
Sim, de facto talvez estejamos a comemorar a data errada :P até porque sem um Portugal independente também não podíamos ter República :)
A abolição não teve mais do que 2 anos, parece-me.
Foi durante o governo coelho.
E naquela que teria sido a ÙLTIMA celebração do 5 de Outubro no Paços do Conselho, Cavaco Silva, então presidente, cometeu mais uma gaffe: Hasteou a bandeira da república portuguesa ao contrário.
Para mim foi um sinal.
Portuguesinha: se não me engano, a abolição do feriado foi em 2012... uma gaffe épica, sem dúvida :P
Mesmo bom, o feriado!
E aproveitado da melhor maneira!!
Teresa: óptimo ;)
Se ao menos o Passos tivesse instituído o feriado da sua república de bananas...
Já hoje disse (não me lembro a quem eheh) que o feriado a meio da semana sabe melhor do que fim de semana prolongado. Assim a semana parece duas semanas mais pequenas. :)
Zé do Pipo: pois foi, deve ter-se esquecido :P Ahaha! Gostei da tua perspectiva ;)
dizem que se não houver tantos feriados, nós o povão trabalhamos mais!!!
estrela: e será que isso é mesmo assim? :P
Enviar um comentário