segunda-feira, 2 de abril de 2012

De olhos em bico...

As lojas dos chineses (ou "dos chinocas", como nós lhe chamamos cá em casa), intrigam-me um bocado. Tendo em conta o tipo de comércio que praticam (e não me estou a referir a tráfico de órgãos, nem a outras histórias do género que além do mais, nunca se provou serem verdade), como é possível que tantas destas lojas ocupem edifícios enormes mesmo no centro de certas cidades? Aquelas rendas devem ser caríssimas!...

Além disso, ao ler o rótulo de vários produtos, rara é a vez em que percebo realmente o que aquilo é e donde vem. Eu não arrisco comprar comida nestes sítios. E desconfio que usando um perfume daqueles que por se lá vendem, é bem capaz que nos caia um braço ou que nos nasça um chinezinho no pescoço...

Fora isso, eu gosto mesmo de coscuvilhar estas lojas.



Inté*

11 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

Cremes, tintas para cabelos, comidas e afins...é arriscar o pêlo!

Mas até se encontram coisinhas a bom preço... molduras e outras decorações para a casa.

Mas essas lojas são uma maquina de fazer dinheiro, como são preços baixo as pessoas acabam por levar mais do que querem ou precisam... o que ajuda a pagar as tais rendas carissimas e ainda sobra bastante!!

Elemento Musical disse...

Hum. Já ouvi dizer que as lojas dos chineses servem para "lavagem de dinheiro". Eu acredito piamente nisso. Conheço lojas que estão sempre às moscas e ficam situadas em zonas caríssimas. Dá que pensar.

Suse disse...

Olha eu não sei até que ponto é verdade, mas uma professora minha disse-me que eles não pagam impostos em Portugal durante os primeiros 5 anos :s. E agora com as "ajudas" da China a Portugal, eles ganham ainda mais regalias. Segundo me explicaram.

Anónimo disse...

Pois... há quem diga que servem de fachada para "lavar" dinheiro de negócios ilegais.
Eu já deixei de perder tempo com isso. Prefiro ver lojas a sério, onde o aço inoxidável não enferruje ao fim de uma semana, e as chaves de fendas não sejam mais moles do que os parafusos.
Não fazem nada que se aproveite.

Néua disse...

Cocsuvilhar ainda é naquela mas irrita-me o facto de as coisas se estragarem todas, nao sinto que seja dinheiro bem empregue não :S gosto de usar as coisas até se estragarem mas as dos chinocas são demais! E sim concordo contigo não compro nada que se coma nem nada dessas coisas que falas que possam originar chinocas no pescoço lololol

anokas disse...

As lojas dos chineses para algumas pessoas são um parque de diversões onde podem andar por várias horas e todos os dias.
E o cheiro dos sítios, parece que entramos numa fábrica de plásticos!
Eles têm apoios do estado para conseguirem ter lojas em sítios finesses e com montes de m2 de espaço para exporem todas as traquitanas de pouca qualidade que por lá vendem!

Palmier Encoberto disse...

Aqui há tempos armei-me em esperta e mandei vir pela net umas Ugg a metade do preço. Claro que recebi uma falsificação vinda directamente da china. Adoptei-as para andar em casa. Oh pah... causaram-me uma alergia tal que, durante mais de um mês, andei a coçar as pernas como se lá habitassem 567 pulgas. Nunca mais...

Estudante disse...

Especialmnete Gaspas: é mesmo arriscar o pelo :P

Sr. Matumbo: pois, também me parece que seja isso!...

Susi: não faço a mínima ideia! :P

guess: ahaha :P sim, a maioria das coisas não presta para nada...

Néua: pois, dinheiro bem empregue não é de certeza x)

anokas: o cheiro é um bocado insuportável... então aquela secção das velas xD que horror!

Palmier Encoberto: ahaha :P

SuperSónica disse...

O estado chinês é que financia isso tudo.

Pam disse...

Sim, como diz a Susi, também já ouvi essa versão. Parece que eles têm imensas regalias para abrir aqui negócios. Por isso, INFELIZMENTE, é que se vêem abrir lojas dessas a pontapé, quando o pequeno comércio nacional está cada vez mais nas ruas da amargura.
A propósito desses armazéns mesmo no centro das cidades, ainda este fim de semana fui a Tomar e bem lá no meio abriu, não uma lojeca, não uma loja, não um armazém mas um FÓRUM de artigos chineses! Um autêntico Harrods achinesado xD Enfim... É o que a lei permite. E o povo pá?!

Estudante disse...

SuperSónica: pois, parece que sim!...

Pam: chiça... e o povo nada... como sempre x)