segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia 1

Segunda-feira é mesmo segunda-feira. Hoje iam todos tão calados na viagem até ao hospital que eu pensei que tivesse acontecido alguma coisa. Mas não. É segunda-feira e não podemos exigir demasiada alegria. Depois, o friozinho da rua lá nos despertou e a síndrome do primeiro dia da semana foi-se esvanecendo.

O meu primeiro doente foi um senhor idoso que se encontra bastante debilitado. A particularidade deste senhor, tão comum em vários aspectos com tantos outros, é o facto de ser padre. Nunca tinha falado com um padre na condição de doente mas, pelos vistos, eles também adoecem. Fiquei a pensar, ao vê-lo ali tão sozinho que, não tendo filhos, provavelmente com aquela idade, poucos serão os parentes vivos que o poderão visitar.

Por mim, os padres podiam casar. Jesus só não se casou porque morreu novo. Dizem que até era bom moço...


Inté*

16 comentários:

Miss Worm disse...

Concordo... a religião seria bem mais completa se deixasse entrar o amor em pleno.

Lia disse...

Eu concordo... acho uma perfeita idiotice os padres não poderem casar... Não é porque amam uma mulher (ou um homem) e têm filhos que vão ser mais ou menos fiéis à religião...

Estudante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Para mim a solidão é o aspecto mais arrepiante da velhice.
Solidão que, nos dias de hoje, é quase tão provável com filhos, como sem eles.

Estudante disse...

Miss Worm: eu acho que a base da religião católica é mesmo o Amor. Os conceitos dos homens é que costumam distorcer esses alicerces ;)

Lia: também já ouvi dizer que é por uma questão de disponibilidade... não faço ideia! :P

guess: é mesmo. Pois, eu compreendo o que queres dizer, mas ainda há casos que provam o contrário! ;)

Joana disse...

há quem diga que casou sim, com maria madalena! porque um homem novo naquela época não poderia não casar.

anokas disse...

Eu sempre achei que os padres deviam formar uma família.
Não iam dedicar-se menos à igreja por causa disso!
É preferível casarem do que fazer como muitos que andam por aí com as amantes e depois têm "afilhados"!

Sufocada disse...

É bastante triste ver pessoas sozinhas, ainda para mais por "inciativa" própria :/

Estudante disse...

...Ju...: essa teoria a mim convence-me pouco :P se por acaso isso tivesse acontecido, não vejo porque não viria descrito nos Testamentos...

anokas: x)

Sufocada: eu nem sei bem se ele ali está sozinho... na verdade, não estive presente na hora das visitas, mas como está num lar, calculei que fosse o mais provável :\

João Pedro disse...

Quando eu era puto havia uma padre que me curtia à brava o que é irónico tendo as conta as referências que eu faço à pedofilia, ele gostava de discutir comigo porque eu não me acreditava em Deus basicamente. No funeral dele eu ri-me imenso porque a filha e a neta estavam lá.

Estudante disse...

João Pedro: x) agora é que ele te pode dizer se já viu Deus ou não...

Pam disse...

Deviam poder casar e ter filhos. Mas não é só nestas coisas que a Igreja falha. Infelizmente, é uma instituição cada vez menos credível [na minha opinião, claro!].

Pam disse...

Deviam poder casar e ter filhos. Mas não é só nestas coisas que a Igreja falha. Infelizmente, é uma instituição cada vez menos credível [na minha opinião, claro!].

Estudante disse...

Pam: bom, eu acho que até tem vindo a melhorar muito ;) era menos credível durante a Inquisição!

Deia disse...

Não podia estar mais de acordo!! :)

Beatriz disse...

Concordo a 100%. Agora o senhor teria companhia e a sua recuperação até poderia ser melhor :p
beijinhos!